Comportamento


DICIONÁRIO DO MINI COELHO


   A linguagem do mini coelhinho
   Os mini coelhos possuem uma linguagem própria. Aqui estão algumas indicações para interpretar o seu mini coelhinho.

-Deitar-se a seu lado: O coelho pedirá ao menos que o acaricie, adotando uma atitude relaxada que pode parecer que esta a ponto de dormir. Se parar com as carícias, provavelmente despertará e chamara sua atenção, deslizando sua cabeça entre os seus dedos ou esfregando suavemente alguma parte do seu corpo com o nariz. Seu único objetivo é que continue com os mimos. Esta rotina permitirá que você estreite e ganhe sua confiança.

 -Correr e pular se contorcendo: Se você presenciar esse comportamento não fique pensando que o seu coelhinho está doido não kkkk, ao certo você irá rir muito quando ver ele fazendo esse tipo de coisa. Isso é sinal que ele está feliz demais, e quer te fazer feliz com essas palhaçadas.

 -Correr em volta de você: Que bom que você está aqui comigo.


-Lambidos:
Outra rotina no relacionamento dos coelhos é o lambido social. É certo que eles gostam do gosto salgado de nossa pele, porém, não é menos certo que se o coelho lhe retribui com lambidos, está mostrando seu profundo afeto, sinal que ele gosta muito de você. Os machos lambem mais do que as fêmeas, que por sua vez, adoram roer tudo o que encontram.



-Quer carícias ou comer: Ele se aproximará pedindo para ser acariciado, colocando sua cabecinha entre os seus dedos, dando alguns toques com o nariz e até baixando as orelhas. Não despreze este pedido porque ele poderia considerar como ofensa e responder grunhindo ou mordendo.
 
-Te empurra: Dar empurrões com o nariz é sinal de simpatia, se os empurrões são acompanhados de mordidas, você deve estar barrando ele e por isso ele quer que você dê licença para ele poder passar.


-Rangêr de dentes e ronronar: Indica que está contente ou que está adorando as carícias que recebe. Quando o acaríciamos e emitem leves sons parecidos com algo moendo ou triturando, significa que se encontra a vontade e relaxado.

-Deitar-se de barriga para acima:
Se o coelho se deitar junto a você, revirando a barriga para cima, está demostrando o gosto que sente a seu lado e a confiança que lhe tem. Você faria o mesmo com um animal de outra especieque lhe seja superior em peso e tamanho? kkkkk
 

-Coçar-se com o queixo: É um gesto de aproximação, que os coelhos não castrados utilizam para indicar que é seu amigo.

-Postura em pé: Está curioso, quer observar tudo em seu redor.

-Escalar: Sempre que possa tentará subir em um sofá, mesa ou em algum móvel que seja alto e observará as redondezas. Coelhos são curiosos e adoram ver as coisas de cima.

-Cheirar e meter o nariz onde não deve: É sinal de curiosidade diante de alguma novidade.   

 -Vários ruídos na gaiola: Dessa forma querem chamar a sua atenção para serem retirados de sua gaiola para se exercitar. Esta atitude é muto fácil de se observar porque o coelho se encontra como louco, levantando-se sobre as patas traseiras e implorando com o olhar, mordendo e aranhando freneticamente as grades da gaiola.

-Escavar: Este comportamento é normal nos coelhos. Experimente arranjar uma caixa com material, como por exemplo, uma caixa de papelão ou de sapato com vários papéis picotados que encoraje o seu coelho a escavar, vá experimentando, ele vai adorar.

-Roer: Este comportamento também é normal e muito possivelmente não desaparece completamente. Contudo, se lhe arranjar madeira não tratada e outros objetos como móbiles, pinus, brinquedos de pendurar na gaiola e feno a vontade que é uma refeição para os desgastes dos dentes, o seu coelho possa se entreter e poderá ser capaz de controlar o comportamento. Contudo, fios e móveis vão continuar a ser apetecíveis, por isso se necessário use água com vinagre, os coelhos não gostam do cheiro e vão se afastar do local que está o que não deve ser roído.

-Retirar pêlos da barriga: Este é um comportamento típico de fêmeas grávidas, mas também um sinal de que poderá estar com gravidez psicológica.

-Montar em cima do outro: Este sim é o impulso sexual no seu pico. E não se irá resolver se optar em acasalar uma vez o seu coelho com outro, uma vez que se desenvolveu a vontade sexual, ele sempre vai querer, hehe.

 -Jogo do pega-pega: Ele vem até você, mas quando tenta pegá-lo, ele sai correndo. Geralmente, filhotinhos fazem isso, treinando para não serem pegos por predadores. Não se esqueça que quando ele corre, quer que você vá atrás dele!!

-Deitar-se de lado e esticar as patas: Está completamente relaxado.

-Fechando os olhos ou quase os fechando: Tirando uma soneca.


 -Ingerir as fezes: Já viu o seu coelho comendo uns côcos, não se assuste, esse comportamento chama-se cecotrofia ou coprofagia e além de completamente normal é bastante importante para a saúde. As fezes que eles às vezes expelem e não são as bolinhas de nescau cereal a que estamos habituados, chamam cecotrofos e são muito ricos em nutrientes. Além disso, os coelhos pequenos têm necessidade de ingerir os da mãe para que as bactérias necessárias ao sistema digestivo passem também para o seu ou terão problemas no futuro.

 -Grito Águdo, babar ou chiar: Magoado ou dor forte e muito doente.

-Virar de costas e recusar carinho: Não quer conversa com ninguém e nem adianta tentar agrada-lo que ele vai ignorar.

-Jogar longe brinquedos e acessórios: Sinal de que está nervoso ou simplesmente quer brincar.

-Bater as patas traseiras: Está nervoso ou assustado. O observe pois há algo pertubando-o.




 Orelhas que falam ?
 As orelhas são um bom indicativo do estado emocional dos coelhos, junto com os sinais corporais: 

-Orelhas para trás e corpo contra o chão: Estado de submissão. Nesse momento você pode pegá-lo no colo.
 
-Orelhas em pé projetadas pra frente: Está atento ao que está acontecendo.

-Orelhas deitadas sobre o dorso, rabinho pra cima e corpo encolhido: Ele vai atacar!

 
-Orelhas deitadas sobre o dorso, rabinho pra baixo: Está tranquilo.

 
-Orelhas direcionadas sentidos diferentes: Prestando atenção a mais de uma coisa.


8 comentários:

  1. Difícil encontrar dicas como essas! Todas num só lugar. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa noite.
    Comprei uma coelhinha mini holandes faz 3 dias, ela esta se alimentando super bem, mas não se aproxima de ninguem da casa. O que posso fazer para que ela queira ficar perto e brincar?

    ResponderExcluir
  3. Excelente...mais a minha é Lion e muito brava...amo mesmo assim...sempre tenho cuidado com td que dou a ela...
    Boas dicas
    Obg

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, minha Anitta estava com uns comportamentos diferentes e me ajudou a entender e interpreta-la

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir