Reprodução

 
Maturidade Sexual 
   Os mini coelhos atingem a maturidade sexual por volta dos 4 meses e geralmente a ovulação é induzida, recomenda-se o acasalamento por volta dos 6, 7 ou 8 meses e os machos a partir dos 5 meses, para evitar a mortabilidade dos filhotes e da mãe que pode morrer no parto.  Muitas pessoas acreditam no mito de que a gravidez da coelha não vai trazer qualquer problema para a coelha e que isso não dá trabalho, já que a coelha trata da ninhada sozinha. Não podia haver maior mentira no mundo da criação de coelhos, é por causa desse mito, que muitos coelhos morrem demasiado novos e muitas coelhas não resistem à gravidez.  Existem inúmeros aspectos a considerar, antes de pensar em fazer criação, deve ponderar todos eles antes de decidir se o vai fazer e se tem capacidade para tal.
  

Cio 
  Os Coelhos reproduzem o ano todo, mas a fase mais fértil ocorre na primavera, e não uma idade certa para pararem de se reproduzir. Enquanto a fêmea entrar no cio, a reprodução é viável, pois os coelhos são muito prolíferos.
  Os coelhos no primeiro cio sofrem mudanças de comportamento. Tornam-se mais agressivos na altura do cio, principalmente as fêmeas, nos machos além de mais ariscos (mas menos do que as fêmeas), começam marcar com urina, e às vezes com as fezes o local em que habitam, nas fêmeas a marcação com urina é mais rara, elas costumam esfregar o queixos nas pessoas e em móveis para deixar o seu “cheiro”. Isso tudo é devido alteração hormonal que sua coelhinha passou após o primeiro cio.  
O cio das coelhas duram apenas 3 dias, não mais que isso, mas coelhas se reproduzem com tanta frequência, elas possuem o que chamamos de cio induzido, se existe a presença do macho ela vai ovular e pode ficar prenha exatamente nesse momento. Por isso não precisa necessariamente estar nesses 2, 3 dias férteis do mês, qualquer momento com a presença do macho ela pode procriar.
  A coelha vai estar receptiva a acasalar entre 7 a 14 dias, estando menos receptivas durante os dois dias seguintes. Não existem sinais de que uma fêmea está receptiva a acasalar, a não ser alguns casos em que a vulva está vermelha-arroxeada e inchada, ou quando a coelha levanta o quadril ao ser acariciada. Durante 90% do tempo a fêmea está disposta a aceitar um macho e procriar, e mesmo nos 10% restantes existe a possibilidade de ela emprenhar, embora se denote maior agressividade em relação ao macho e menor taxa de sucesso (cerca de 10% das ocasiões).

Curiosidades


  • as coelhas estão em cio permanente, podem procriar a qualquer momento.
  • não existem sinais que provem com toda a certeza que a coelha está mais receptiva (contudo a vulva vermelha-arroxeada e inchada e o levantamento dos quadris podem ser bons indicadores).
  • as coelhas não devem estar juntas com machos a não ser quando estão ambos castrados/esterilizados ou no momento da cópula planeada.
  • uma fêmea não castrada, pode induzir uma gravidez psicológica.
uma coelha pode voltar a emprenhar imediatamente a seguir do parto, embora só o deva fazer após seis meses.
  • a ovulação é induzida após a cúpula









  • Reprodução
       Reúna macho e fêmea em uma mesma gaiola e instantaneamente acontecerá a cópula que é a vontade do macho de acasalar com a fêmea, e nesse período o macho parece que tem dentro de si 4 pilhas duracell e incrívelmente a fêmea ovula nesse exato momento e para saber se aconteceu a cópula (o cruzamento) o macho caí montado para o lado (hehe é até engraçado). Por garantia, deixe-os juntos por dois dias e depois, separe-os, pois coelhas prenhas podem ficar um pouco agressivas.
      Com 12 dias após a cópula já dá para fazer apalpação em seu ventre, vocè  sentirá umas bolas do tamanho de bolinhas de gude em fileira, depois de algumas apalpações você acabará aprendendo.
      Mesmo quando uma fêmea está prenhe ela pode aceitar a cópula (especialmente na segunda metade da gravidez), sem qualquer consequência para os embriões em desenvolvimento. Ao contrário do mito, nunca ocorrerão duas gravidez simultâneas com partos e desenvolvimentos diferentes. Contudo, não é de aconselhar a permanência do macho junto da coelha assim que ela emprenhe (e muito menos após o nascimento, pois as possibilidades de ela voltar a emprenhar e de o macho matar os bebês são muito elevadas), muitos criadores optam por voltar a juntar o casal no dia seguinte à primeira cópula, para tentar aumentar o número de óvulos fertilizados e a taxa de sucesso. A ovulação ocorre cerca de 10 a 13 horas após a cópula. Os mecanismos de libertação dos óvulos são induzidos pela cópula em si, sendo que uma fêmea pode induzir outra fêmea a ovular (o mesmo acontecendo com machos castrados), resultando muitas vezes em gravidez psicológica. Esta libertação faz com que os óvulos e espermatozóides se encontrem no local certo para se fundirem.


     Gestação
        Depois de separados a fêmea dará a cria cerca de 30 dias, podem adiantar três dias ou atrasar três, por isso tem que colocar o ninho no vigésimo sétimo dia, providenciando um ninho para a coelha, pode ser uma caixa de madeira não tratada ou papelão de 30 cm (compr.) x 40 cm (larg.) x 30 cm (alt.) com abertura de entrada de 15 cm de diâmetro, com proteção por baixo para evitar que os bebês caiam ou se machuquem, coloque bastante feno no ninho, também pode colocar maravalha, logo vera que a fêmea já começa preparar o ninho para dar luz a seus bebês, arrancando pêlos do seu próprio corpo para aquecer sua ninhada e liberar as mamas(dá até dó de ver ela arrancando os pêlos), normalmente a coelha faz tudo isso sozinha, mas se não fizer corte você mesmo os pelos com uma tesoura. Chegado a hora que normalmente acontece de madrugada, elas dão crias sozinhas, caso ache que está tendo alguma complicação leve-a ao veterinário. Por volta do amanhecer nasce todos os fihotes, a ninhada pode variar entre 2 a 8 filhotes, que nascem sem pêlos, de olhinhos fechados e surdos. Ela vai os limpando e ao mesmo tempo, corta o cordão umbilical e ingere a placenta, o que é muito bom, pois a placenta é rica em proteinas. Nesta hora, seu recepiente de água deve estar cheio, se não haver agua, ela pode se estressar e vai ingerir seus filhotes a fim de os proteger colocando de volta em seu ventre, muita gente ve isto como canibalismo, mas não é, a explicação que temos é que quando a fêmea está no período do parto, ela sente muita sede e não tendo água para beber e para a formação do leite, fica desesperada e come os próprios filhos, afim de os proteger para não morrerem por falta de leite materno, por isso deixe água e alimentação á vontade, sabemos o quanto um parto é cansativo e deve se alimentar bem e beber bastante água.  Quando a coelha não limpa o liquido aminiótico, depois de 12 horas os bebês podem apresentar aspectos feios, pois o líquido é espesso e ao secar deixa ele com dobrinhas na pele (tigrado), com alguns dias vão nascendo os pêlos, esta aparência desaparece e aquela caspa também. Após o nascimento, verifique o ninho diariamente para checar se todos os filhotes estão vivos e juntinhos uns aos outros, para que se esquentem. Caso não estejam, o melhor é reuni-los, mas cuidado antes de toca-los esfregue sua mão na coelha mamãe para que ela não sinta outro cheiro em seus filhotes, do contrário ela pode rejeita-los.
      Os bebês se alimentam exclusivamente do leite materno, as mamadas acontecem de uma à três vez por dia e tem duaração de 4 minutos, aumentando gradativamente até 10 minutos, verifique o excesso de pelos na área das mamas, se haver muito isso vai atrapalhar os filhotes de se alimentarem, então, com a tesoura corte os pelos ao redor do bico e nunca deixe alimentação e água faltarem para não prejudicar a amamentação. Os filhotes abrem os olhos entre 7 e 11 dias de vida, aos 15 dias já começam a sair do ninho e por volta dos 20 dias começam a aprender, a se alimentar com a mamãe comendo a ração peletizada, folhas, vegetais e frutas. O desmame pode ser feito com 35 dias, mas se quiser estender por mais tempo com a mãe eles continuam mamando.
     Como já havia comentado acima, geralmente acontece da coelha mamãe rejeitar os seus filhotes, ou por ser muito nova ou porque sentiu outro cheiro nos filhotes, como por exemplo se você tocar nos filhotes, então, toda vez que for tocar ou pegar um filhotinho com a mão, esfregue suas mãos na coelha mamãe para ela não sentir o seu cheiro no filhote. Quando a coelha rejeita os filhotes, ela não liga para eles, não amamenta eles, nesse caso você deve segurar a coelha mamãe no ninho ou num lugar mais apropriado e colocar os filhotes para mamar, e depois coloque a  coelha devolta em sua casinha e se preferir, para não haver acidentes entre eles como: A mãe que rejeitou ficar pisando e mordendo eles, separe-os, coloque o ninho num lugar de sua casa bem quentinho coberto com uma tábua por cima com um pano, deixe um espaço aberto para entrar oxigenação e só traga a coelha para amamenta-los no horário.
     Se a coelha mamãe tiver pouco leite, de para ela 2 colheres de aveia sem casca e coloque em seu bebedouro de água 4 gotas de vita gold. Agora se a coelha não tiver nenhum leite em suas mamas, aqui vai uma receitinha que pode dar a qualquer filhote de animal, que pode ser dado até os 35 dias de vida do mini coelho filhote, após esse período o mini coelho já esta apto a se alimentar com ração, feno, etc...junto a mãe, bom aqui vai a receita:

    Obs: Para saber se nas mamas da coelha tem leite, apalpe profundamente os mamilos, (não no bico) e aperte, é meio difícil verificar mas você conseguirá.

     Leite sucedâneo

    Ingredientes:
    • 100 ml de leite de cabra ou integral
    • 20% de uma gema
    • 1/2 colher de chá de creme de leite
    • 1 pequena pitada de açúcar
    • 1 minúscula pitada de sal
                  •5 gotas de Kalyamon B12 ou Ostelin B12 (compra em 
                 farmácia humana) – pode ser vita gold ou glicopa (compra
    em pet shops ou casas de produtos agropecuários)
    Modo de Preparo:

     Bata a gema, acrescente o leite e coloque a ferver, quando estiver fervendo, coloque os demais ingredientes. Deixe esfriar.

    Apesar do leite sucedâneo ser muito bom, eu ainda recomendo o leite de gato (vendido em pet shops) e o Nan1 (vendido em mercados).

    O Leite de gato é bem caro, custa R$16,00 uma lata, porém dura o mês inteiro.
    O Leite nan1 é ainda mais caro que o de gato, custa R$22,00 uma lata, mas além de durar o memso tempo, tem muito mais vitaminas.

      Coelhinhos que são vendidos muito novos, podem apresentar problemas tanto de saúde, quanto comportamentais.




    Monitorado o parto
      Algumas coelhas não dão a luz no dia certo e também não tiram pelos, ai temos que ajuda-la, apalpar para ver em que posição estão os bebês, se estiver próximo da saida, devemos aplicar ocitocina, 0,3 ml subcutanea, a ocitocina pode ser aplicado mais de uma vez porque não tem efeito acumulativo, se estiver na hora de nascer vai levar no maximo 20 minutos, após o parto devemos retirar um pouco de pêlo da região dos mamilos, isto também abrira caminho para os bebês na hora das mamadas, colocar os pêlos no ninho juntamente com os bebês, separar os filhotes da mãe pelo menos cinco dias, os levando para serem amamentados de 24 em 24 horas, porque se ela deu a luz fora do ciclo natural, pode ser que ainda queira ajeitar os pelos do ninho podendo machucar os filhotes, isto acontece quase que sempre, quando o parto não é natural.

     
    Gestação pisicológica 
      Os sintomas são os mesmos da gravidez, mas no entanto não há concepção. As fêmeas ganham peso, há aumento nas mamas, barriga e produção de leite, a coelhinha pode começar a montar o ninho tirando os pêlos da barriga para liberar as mamas e pode ficar mais mansa ou mais agressiva dependendo da coelha.   A gravidez psicológica pode gerar tumores de mamários na coelha, isso ocorre por que o leite produzido não é absorvido, em alguns casos podem aparecer também infecções uterinas que na maioria dos casos, pode ser detectados tardiamente. Se a coelha apresentar diversas vezes a gravidez psicológica, devemos recorrer à castração, isso evitará que ela adoeça.




     Castração e esterilização
       Essa é a dúvida de muitos donos de coelhos, com a maturidade sexual eles podem apresentar algumas mudanças de comportamento, principalmente quando a marcação de território torna-se frequente. A idade mais indicada para a cirurgia de castração é aos 6 meses de idade. 

    Vantagens:

    - Diminui a agressividade;
    - Evita que fêmeas tenham gravidez psicológicas;
    - Diminui a marcação de território e o comportamento destrutivo;
    - Elimina o aparecimento de tumores em machos nos testículos e em fêmeas no útero e ovários, além de reduzir a chance das fêmeas terem tumores mamários.




    4 comentários:

    1. Olá,

      minha coelha tem 6 meses, precisei viajar e a deixei com o rapaz que me vendeu (ele cria coelhos).

      quando retornei, percebi que ela estava agitada, a urina e fezes com um odor forte (que não tinha antes).

      esse cheiro tem me incomodado bastante, gostaria de saber o que posso fazer (a higiene da gaiola é diária e a gaiola é de grade com bandeja, não tendo contato com a matéria fecal e urina).

      existe algum produto que iniba o cio ou só castrando? é prejudicial castrar? qual o procedimento? To bem confusa, por favor me ajudem!

      ResponderExcluir
    2. Ola pode me responder meus coelhos sao novos ja tiveram 2 ninhadas mas agora o macho cria nao cai mas procri mas minha femea nao tem filhote nenguma das duas o que esta aconteswndo

      ResponderExcluir
    3. Posso deixar as fêmeas juntas todas de cria ou também tem que separa ???

      ResponderExcluir
    4. Pergunta , eu tenho um casal , eles ficam soltos no meu quarto , pra a fêmea ter filhotes , eu preciso prender ela na gaiola com o macho , ou não ? Acontecerá naturalmente ?

      ResponderExcluir